domingo, 19 de fevereiro de 2012
NOSSO SÍMBOLO
SÍMBOLO DA PSICOPEDAGOGIA
O Símbolo acima foi eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia realizado em São Paulo de 9 a 11 de julho de 2009.
A Diretoria Executiva da ABPp mobilizou-se para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Psicopedagogo e traduzisse toda a grandeza da Psicopedagogia.
Criado a partir da imagem da Fita de Möbius, matemático e astrônomo alemão que ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome.
O significado do Símbolo eleito foi descrito da seguinte forma: Fita de Moebüs com 3 voltas. Representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).
CONHECENDO UM POUCO DA EXPERIÊNCIA DE UM PSICOPEDAGOGO HOSPITALAR.
A PSICOPEDAGOGIA NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
Raquel Gontijo
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Durante o processo, aprendem a lidar com projetos de trabalho, pesquisar, concluir e criticar. Desenvolvem suas estruturas cognitivas e melhoram sua auto-estima.
O trabalho da Psicopedagogia Hospitalar ainda é desconhecido por muitos, como se dá esta atuação na instituição hospitalar?
Onde e como a psicopedagogia poderá trabalhar o indivíduo com patologias graves como neuroses ou psicose?
O trabalho em equipe comprovadamente é mais eficaz ao paciente com graves distúrbios, como é visto a prática clínica efetiva realizada com a criança que sofre alguma patologia?
Falar da Psicopatologia da infância, em especial o diagnóstico gera uma grande polêmica, como psicopedagoga o que pode observar nesta sua prática?
A psicofarmacologia ajuda no trabalho psicopedagógico ou atrapalha?
Como é lidar com a família de crianças psicóticas? Existe a colaboração?
Como você vê a inserção do psicopedagogo em instituições de saúde mental?
Raquel Gontijo - Pedagoga pela UFMG, especialista em Dificuldades de Aprendizagem pela UEMG, pós-graduada em Psicopedagogia clínica pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires, Aociopsicomotricista Ramain-thiers, Psicopedagoga clínica e coordenadora das Oficinas Terapêuticas do Centro Psicopedagogico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - seção Minas Gerais.
sábado, 18 de fevereiro de 2012
A PSICOPEDAGOGIA E SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO.
O campo de atuação da Psicopedagogia é bem diversificado, o trabalho pode ser clínico (clinica) ou institucional (escola, empresas, hospitais).
A Psicopedagogia na instituição escolar analisa o processo de aprendizagem incluindo questões metodológicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, envolvendo a participação da família e da sociedade. Trabalha com a formação de professores numa ação preventiva e procura encontrar novas formas de tornar essa formação mais eficiente. Visa colaborar com a instituição familiar, escolar, educativa em geral ou de saúde afim de que possam cumprir seu papel transmissor e construtor do conhecimento. Busca identificar os obstáculos de desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio de técnicas específicas de análise institucional e pedagógica se propondo a estar atenta às inúmeras possibilidades de construção do conhecimento e valorizar o imenso universo de informações circundantes.
A Psicopedagogia Institucional Empresarial amplia as formas de treinamento, resgatando a visão do todas as múltiplas inteligências, trabalhando a criatividade e os diferentes caminhos para buscar saídas, desenvolvendo o imaginário, a função humanística e dos sentimentos na empresa, ao construir projetos e dialogar sobre eles.
A psicopedagogia institucional Hospitalar possibilita a aprendizagem, o lúdico e as oficinas psicopedagógicas com os internos, evitando o afastamento total da aprendizagem de pessoas que estão impossibilitadas do convívio escolar por período longo de tempo.
A Psicopedagogia clínica se refere à ação de um sujeito que trata outro sujeito, em uma relação na qual um procura conhecer o que impede o outro de aprender. Por isso implica uma temática muito complexa, esse saber exige do psicopedagogo a busca constante por muitas teorias que fundamentem a sua práxi. É importante que saiba de que modo se dá a aprendizagem, as influências afetivas e as representações inconscientes que o acompanham.
A prática clínica ocorre em um consultório com atendimento individual, grupal ou familiar ou instituições educativas e sanitárias. Segundo Bossa, 2007 p.27:
A Psicopedagogia clínica se refere à ação de um sujeito que trata outro sujeito, em uma relação na qual um procura conhecer o que impede o outro de aprender. Por isso implica uma temática muito complexa, esse saber exige do psicopedagogo a busca constante por muitas teorias que fundamentem a sua práxi. É importante que saiba de que modo se dá a aprendizagem, as influências afetivas e as representações inconscientes que o acompanham.
A prática clínica ocorre em um consultório com atendimento individual, grupal ou familiar ou instituições educativas e sanitárias. Segundo Bossa, 2007 p.27:
"No trabalho clínico, conceber o sujeito que aprende como um sujeito epistêmico-epistemofílico implica procedimentos diagnósticos e terapêuticos que considerem tal concepção. Por exemplo, no processo diagnóstico interessa-nos saber como e o que o sujeito pode aprender, e perceber o interjogo entre desejo de conhecer e o de ignorar. Para isso, é necessária uma leitura clínica na qual, por meio da escuta psicopedagógica, se possa decifrar os processos que dão sentido ao observado e norteiam a intervenção".
Para que se possa perceber esse interjogo, ter essa escuta diferenciada para assumir realmente uma atitude clínica é imprescindível que o psicopedagogo recorra a um conjunto de conhecimentos sobre “o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo” (BOSSA, 2007, p.27).
Para que se possa perceber esse interjogo, ter essa escuta diferenciada para assumir realmente uma atitude clínica é imprescindível que o psicopedagogo recorra a um conjunto de conhecimentos sobre “o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo” (BOSSA, 2007, p.27).
REFERÊCIA:
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática.3ed. Porto Alegre:artmed,2007.
A PSICOPEDAGOGIA
"A Psicopedagogia, de acordo com o Código de Ética dos Psicopedagogos, é um campo de actuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia” (Artigo 1º)".
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas
dificuldades, tendo, portando, um carácter preventivo e terapêutico.
Preventivamente deve actuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a
família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do
desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas
características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que
não são próprios da idade. Terapeuticamente a Psicopedagogia deve
identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de
diagnóstico e tratamento.
A Psicopedagogia ocupa-se da aprendizagem humana, advinda de uma
demanda: o problema de aprendizagem, colocado num território pouco
explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria
Pedagogia. Evoluiu devido à existência de recursos, ainda que
embrionários, para atender a essa demanda, constituindo-se assim, numa
prática.
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