sábado, 18 de fevereiro de 2012

A PSICOPEDAGOGIA E SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO.


O campo de atuação da Psicopedagogia é bem diversificado, o trabalho pode ser clínico (clinica) ou institucional (escola, empresas, hospitais).
A Psicopedagogia na instituição escolar analisa o processo de aprendizagem incluindo questões metodológicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, envolvendo a participação da família e da sociedade. Trabalha com a formação de professores numa ação preventiva e procura encontrar novas formas de tornar essa formação mais eficiente. Visa colaborar com a instituição familiar, escolar, educativa em geral ou de saúde afim de que possam cumprir seu papel transmissor e construtor do conhecimento. Busca identificar os obstáculos de desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio de técnicas específicas de análise institucional e pedagógica se propondo a estar atenta às inúmeras possibilidades de construção do conhecimento e valorizar o imenso universo de informações circundantes.

A Psicopedagogia Institucional Empresarial amplia as formas de treinamento, resgatando a visão do todas as múltiplas inteligências, trabalhando a criatividade e os diferentes caminhos para buscar saídas, desenvolvendo o imaginário, a função humanística e dos sentimentos na empresa, ao construir projetos e dialogar sobre eles.
A psicopedagogia institucional Hospitalar possibilita a aprendizagem, o lúdico e as oficinas psicopedagógicas com os internos, evitando o afastamento total da aprendizagem de pessoas que estão impossibilitadas do convívio escolar por período longo de tempo.
A Psicopedagogia clínica se refere à ação de um sujeito que trata outro sujeito, em uma relação na qual um procura conhecer o que impede o outro de aprender. Por isso implica uma temática muito complexa, esse saber exige do psicopedagogo a busca constante por muitas teorias que fundamentem a sua práxi. É importante que saiba de que modo se dá a aprendizagem, as influências afetivas e as representações inconscientes que o acompanham.
A prática clínica ocorre em um consultório com atendimento individual, grupal ou familiar ou instituições educativas e sanitárias. Segundo Bossa, 2007 p.27:
"No trabalho clínico, conceber o sujeito que aprende como um sujeito epistêmico-epistemofílico implica procedimentos diagnósticos e terapêuticos que considerem tal concepção. Por exemplo, no processo diagnóstico interessa-nos saber como e o que o sujeito pode aprender, e perceber o interjogo entre desejo de conhecer e o de ignorar. Para isso, é necessária uma leitura clínica na qual, por meio da escuta psicopedagógica, se possa decifrar os processos que dão sentido ao observado e norteiam a intervenção".
Para que se possa perceber esse interjogo, ter essa escuta diferenciada para assumir realmente uma atitude clínica é imprescindível que o psicopedagogo recorra a um conjunto de conhecimentos sobre “o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo” (BOSSA, 2007, p.27).
REFERÊCIA:
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática.3ed. Porto Alegre:artmed,2007.

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