"A Psicopedagogia, de acordo com o Código de Ética dos Psicopedagogos, é um campo de actuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia” (Artigo 1º)".
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas
dificuldades, tendo, portando, um carácter preventivo e terapêutico.
Preventivamente deve actuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a
família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do
desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas
características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que
não são próprios da idade. Terapeuticamente a Psicopedagogia deve
identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de
diagnóstico e tratamento.
A Psicopedagogia ocupa-se da aprendizagem humana, advinda de uma
demanda: o problema de aprendizagem, colocado num território pouco
explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria
Pedagogia. Evoluiu devido à existência de recursos, ainda que
embrionários, para atender a essa demanda, constituindo-se assim, numa
prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário