terça-feira, 6 de novembro de 2012

Jogos em família: Uma forma de conviver e de aprender

A proposta que aqui deixamos é a de alguns jogos que podem ser feitos em família e contribuir para o desenvolvimento de algumas competências importantes para o sucesso escolar no ano seguinte. Chegou o verão, tempo de férias. As famílias aproveitam para passear e os filhos só querem esquecer os livros e a escola. Mas aprender acontece em qualquer ocasião, em qualquer ambiente e com quem quer que nos rodeia. A proposta que aqui deixamos é a de alguns jogos que podem ser feitos em família e contribuir para o desenvolvimento de algumas competências importantes para o sucesso escolar no ano seguinte. Existem variadas dificuldades a nível escolar. No que se refere à escrita, entre outras, podemos referir a falta de ideias, que parecem não querer surgir, no momento em que o aluno quer começar a estruturar e a produzir um texto; um vocabulário limitado, o que dificulta a expressão de ideias de uma forma precisa ou leva à repetição excessiva das mesmas palavras; o encadeamento das ideias e a estruturação do texto. Mas nem só na escrita há problemas. Outra área problemática é a incapacidade de concentração e de atenção, quer nas aulas, quer nos estudos. Outra queixa frequente é a dificuldade de memorizar. Na sua vida académica, os alunos são alvo da atenção dos professores, que lhes propõem atividades e tarefas para ultrapassarem os seus problemas. Mas a verdade é que os pais e as famílias podem aproveitar os tempos que a família passa junta para realizarem alguns jogos que, além de servirem para divertimento e contribuírem para a união da família, ajudam a desenvolver, nos jovens, as tais competências acima referidas: criatividade, estruturação de ideias num texto, riqueza de vocabulário, capacidade de atenção e de concentração, capacidade de memorização. Quem tem vários filhos sabe o tormento que representam as grandes viagens rumo ao destino das férias, com os "rebentos" a digladiarem-se no banco de trás. Estes jogos podem ajudar a tornar essas viagens mais calmas e agradáveis, à medida que os jovens aprendem, sem disso se aperceberem. Aqui vão algumas sugestões de jogos. Pratiquem-nos, divirtam-se e inventem outros. 1) Jogo das compras Este jogo serve para desenvolver a capacidade de atenção e de concentração, a memorização e, eventualmente, a riqueza de vocabulário. Escolhe-se uma letra ("l", por exemplo). A primeira pessoa diz: "Vou comprar..." e acrescenta um produto começado por "l"; ex.: "Vou comprar leite." A segunda repete essa frase e acrescenta-lhe novo artigo, começado por "l"; ex.: "Vou comprar leite e lápis." E o jogo continua, aumentando-se sempre a lista. O jogo será mais difícil se as palavras tiverem que pertencer à mesma área vocabular. Variantes: a) Os artigos que se "compram" podem começar por letras diferentes, à escolha de cada jogador. Ex.: "Vou comprar carne, livros e discos." b) Os artigos podem surgir por ordem alfabética. Ex.: 1.º jogador - "Vou comprar ameixas." 2.º jogador - "Vou comprar ameixas e bananas." 3.º jogador - "Vou comprar ameixas, bananas e copos." c) Os artigos começam por uma letra escolhida previamente, mas cada jogador refere só o artigo que vai "comprar" e não os anteriores. Ex.: 1.º jogador - "Vou comprar leite." 2.º jogador - "Vou comprar livros." 2) Jogo das matrículas Este jogo contribui para desenvolver a atenção e a concentração e ainda a memorização. Combina-se previamente um número de dois algarismos ou duas letras. Cada jogador vai tentar encontrar o maior número de carros com uma matrícula começada por esse número ou por essas duas letras. Quando alguém vir um carro com essas características diz "piu" e marca um ponto. Se vários disserem "piu", só marca ponto o que disser primeiro. Ganha quem atingir primeiro um número de pontos previamente acordado. Variante: O mesmo jogo pode ser feito com as cores ou com as marcas dos carros. 3) Fábrica de histórias Este jogo contribui para o desenvolvimento da criatividade e da coerência textual. Toda a família vai inventar uma história. Um elemento diz a primeira frase. O seguinte tem que fazer uma frase que dê continuação à primeira e assim sucessivamente. Ex.: 1.º elemento - "O senhor Tomé decidiu ir dar um passeio." 2.º elemento - "Chegou ao pé do carro e viu que tinha um pneu furado." 3.º elemento - "Então foi buscar o pneu sobresselente."Armanda Zenhas

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